Uma criança escreveu na conclusão do trabalho "que o lixo não é do meio ambiente", mas nosso, ou seja, de quem produz o lixo.
Então vamos cuidar da nossa casa - do nosso mundo!
imagem do google em: 25-09-10
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
domingo, 26 de setembro de 2010
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Caça-palavras
Exercício 3- Caça-palavras relacionado aos perigos da internet.
Dinâmica: As palavras-chave são as seguintes:
1) Responsabilidade
2) Criatividade
3) Bullying
4) Direitos autorais
5) Atenção
6) Plágio
7) Ética
8) Respeito
9) Pirataria
10) Cuidado
11) Perigo
Conclusão sobre o lixo
A conclusão que chegamos sobre o tema, lixo tem solução, é:
- Falta vontade política do governo;
- Investimento das indústrias;
- Conscientização das pessoas;
- Responsabilidade de todos, pois o prejuízo ao meio ambiente é grande;
- Minha cidade tem projetos de recuperação de fundos de vale.
Postado por : L.H.C
Lixo, problema de todos
Como vemos, o lixo é um grande problema no mundo, na nossa cidade e na nossa vida. Ou seja, é um problema de todos. Por isso, todos nós temos que fazer alguma coisa para que o lixo tenha um destino que não seja o de poluir o meio ambiente. Precisamos fazer muitas coisas, dentre elas, separar corretamente o lixo, reciclar, cobrar dos serviços públicos um bom tratamento do lixo e consumir menos coisas. Dessa forma, estaremos contribuindo para ter uma vida melhor para todos, atualmente e no futuro.
Postado por: S.A.G
Presidente do Bairro da Zona 7 Amauri Pereira da Silva, fala sobre o problema do lixo no local
Equipe 2
1. ALUNOS: Sabemos que em Maringá tem fundos de vale e que em 2009 só no fundo de vale do Mandacaru foram retiradas, por uma ONG, 300 toneladas de lixo. Que tipo de resíduos são encontrados com mais frequência nos fundos de vale?
AMAURI: De tudo, tudo que nós descartamos em casa: fogão velho, sofá velho, bateria, entre outros.
2. ALUNOS: Sabemos que as sacolas plásticas demoram de 200 a 450 anos para se decompor no meio ambiente. Você costuma usar muitas sacolas plásticas? Por que as pessoas usam mais sacolas plásticas do que de pano?
AMAURI: Todo mercado já tem sacolas retornáveis. No Paraná não é lei. Mais no Big há um desconto de 3%.
3. ALUNOS: Sabemos que Maringá produz 300 toneladas de lixo por dia. Este bairro produz muito lixo? O que pode ser feito para diminuir a produção de lixo deste bairro?
AMAURI: A Zona 7 é provavelmente a maior produtora de lixo residencial. Lixo é o que não pode ser reutilizado, a solução é a separação dos lixos dos resíduos urbanos.
4. ALUNOS: Também temos informações que é bem pouco o número de pessoas que reciclam resíduos urbanos. Aqui no bairro é separado para ser reciclado? Tem quem coleta? Você acha essa atitude importante? Na sua opinião você acha que o prefeito deveria colocar os latões de reciclagem? Por quê?
AMAURI: Nós não podemos esperar pela prefeitura, temos que separar e mandar para a Coopercila.
5. ALUNOS: Às vezes as sacolas plásticas jogadas no meio ambiente enrolam na boca de lobo e isso pode causar muitos prejuízos ao bairro, à cidade? Saberia nos dizer quais?
AMAURI: Pode alagar e com isso, as pessoas que moram perto de fundo de vale podem perder tudo.
6. ALUNOS: Você já pensou em conscientizar as pessoas do bairro entregando panfleto para a diminuição de lixo e a separação de resíduos urbanos? Trocar sacolas de plásticos por sacolas retornáveis? Além das consequências do lixo jogado na rua? O que você como presidente de bairro já fez de fato sobre este assunto?
AMAURI: Eu acredito que não deve ficar fazendo campanha e entregar panfletos, pois devemos ensinar as crianças, pois os adultos jogam panfletos fora do latão e acaba virando outro lixo.
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Entrevista com a representante da Cooperativa da UEM, Marlene Goddoi.
Equipe – 1
1. ALUNOS: Qual sua função na cooperativa?
Marlene: Sou representante da Pró-resíduos.
A Pró-resíduos é um programa que organiza os resíduos e favorece um destino adequado a eles.
A Pró-resíduos é um programa que organiza os resíduos e favorece um destino adequado a eles.
2. ALUNOS: Qual material reciclável vocês mais reutilizam?
Marlene: 70% do que reutilizamos são papéis.
3. ALUNOS: Quantos catadores vocês têm?
Marlene: Nós temos 5 coletores.
4. ALUNOS: Sabemos que a cidade de Maringá produz 300 toneladas de lixo por dia. Você sabe em média quanto de lixo a universidade produz por dia? Na sua opinião é muito ou pouco? Se sim, existe um projeto para conscientizar a diminuição de lixo?
Marlene: A Universidade produz 2 toneladas de lixo em média por dia e na minha opinião, essa quantidade é muito grande e para conscientizar as pessoas, fazemos palestras.
5. ALUNOS: Após o material ser reciclado qual o destino dele?
Marlene: Com o papel fazemos produtos para eventos da própria UEM e as garrafas pets, plásticos e metal e depois entregamos para outras cooperativas.
6. ALUNOS: Outras cooperativas coletam lixo em certos bairros. Vocês reciclam o lixo somente da Universidade ou de outros lugares também?
Marlene: Reciclamos somente lixo da UEM, mas se alguém trouxer materiais recicláveis para nós, nós reciclamos.
7. ALUNOS: Ano passado uma ONG foi retirar o lixo do fundo de vale do Mandacaru, que segundo informações, passa pelo fundo da UEM. Qual é a ação que a Universidade tomou para conscientizar as pessoas a não jogar lixo em lugares inapropriados?
Marlene: O pessoal do parque ecológico plantou uma mata ciliar em volta do fundo do vale.
8. ALUNOS: Quantas toneladas em média vocês reciclam?
Marlene: Das duas toneladas e meia de lixo, somente 70% é reciclado.
9. ALUNOS: Quais os produtos produzidos com a reciclagem?
Marlene: Com o papel fazemos dois tipos de papel reciclável, com fibra ou sem fibra e com as latinhas fazemos enfeites de natal.
Respeito com o meio ambiente
Conclui-se, que na cidade de Maringá ainda há muito desrespeito com o verde e o meio ambiente. Muitos dos entulhos e resíduos são depositados a céu aberto em terrenos baldios e Fundos de Vales. Tudo isso ocorre pela desinformação, ignorância e desrespeito da população e de seus governantes.
Postado por : M.B.M
Conclusão sobre o trabaho do lixo tem solução
Amei este assunto do lixo, aprendi várias coisas que quase nem sabia, torço para que tudo mude e as pessoas se conscientizem para que o mundo não vire uma bola de lixo.
Postado por: M.D.G
Conscientizem e diminuam a produção de lixo
Lixo tem solução e se as pessoas se conscientizarem e diminuírem a produção de lixo consumido, pode ser que nosso futuro fique melhor.
Postado por : J.S.S
Lixo tem solução?
Neste trabalho de Geografia, onde estudamos sobre o lixo, eu aprendi que não podemos jogar lixo em qualquer lugar, como: na rua, nos rios, no chão e pela janela do carro. O lugar certo do lixo é no lixo e dos resíduos, nas cooperativas de reciclagem. Assim, você estará ajudando o meio ambiente.
Postado por : G.A.S
Lixo tem solução com a sua ajuda
O lixo é um sério problema que envolve e prejudica a todos por meio da contaminação do ar e da água. Por isso, estamos fazendo o projeto: Lixo tem Solução? Nosso objetivo é conscientizar as pessoas a diminuírem a quantidade de lixo produzido.
Postado por : M.V.C
Lixo tem solução
Para mim, lixo tem solução! É só as pessoas se conscientizar e aprenderem a política dos quatro Rs. Reutilizar, reciclar, recuperar,e reaproveitar.
Eu aprendi! Só falta você!
Eu aprendi! Só falta você!
Postado por: B. P
Lixo tem solução?
Apesar da reciclagem de lixo estar sendo feita em diversas cidades brasileiras, muitos materiais não são utilizados e são jogados fora. Lixo tem solução? Sim, tem! É só colaborar!
Postado por: A. C. N
Lixo tem solução?
Para mim, lixo tem solução, porque se nós reutilizarmos, reciclarmos e reduzirmos podemos diminuir a quantidade de lixo produzido.
Foto retirada da cidade de Alto Paraná-PR
Postado por: M.D.P
Nós podemos reciclar!
Para que o lixo não se transforme num pesadelo, devemos nos conscientizar dos perigos que ele nos traz e da nossa responsabilidade em diminuir sua quantidade. O lixo que produzimos é nosso e não do meio Ambiente.
Postado por: V. P
Lixo tem solução?
Eu gostei muito de conhecer a realidade, tirando fotografias dos locais onde o lixo é depositado irregularmente e também onde ele é tratado adequadamente. As entrevistas que realizamos foi uma experiência e tanto para mim! Lixo tem solução sim!
Postado por : M.Z.S
Minha opinião e o que eu aprendi
Para mim, lixo tem solução. É só as pessoas se conscientizarem, com os quatro R: reciclar, reutilizar, reaproveitar e recuperar, pois eu me conscientizo. Agora, só falta você.
Lixo tem solução?
Este assunto ensina muita coisa interessante. Ensina que não devemos poluir os rios.
Postado por : G.M.S
Lixo nos bairros de Maringá
Os resíduos sólidos urbanos, vulgarmente denominados por lixo urbano, são resultante da atividade doméstica e comercial das pessoas. Lixo tem solução!
Postado por: E. M
Explicações sobre as postagens
O BARATO SAI CARO
EXPLICAÇÃO POSTAGENS
Conforme explicamos durante as oficinas, evitem postar assuntos que não estejam relacionados com o tema do lixo, porque cada blog é criado com uma finalidade específica, então vamos respeitar a ideia do nosso blog.
Outra coisa, evitem postar informações pessoais e isso vale também para o ms e Orkut. Exemplos: Fui viajar; Estou no centro; Comprei uma bicicleta; Número do celular, endereço de casa ou postar uma imagem segurando um objeto chamativo (câmera digital, bicicleta, carro, portão da casa , etc). Porque o "barato" (divertido) pode sair caro para você ou sua família. EXPLICAÇÃO POSTAGENS
Infelizmente nem todos os vinte e oito alunos poderão postar seus trabalhos no blog, porque alguns pais não autorizaram os filhos a participarem dessa atividade.
EM RELAÇÃO AO NOME DOS POSTS
Por recomendação dos pais, não será divulgado os nomes dos alunos nos posts, somente as iniciais, como requisito de segurança e preservação de identidade.
C
Lixo no aterro sanitário NÃO PODE
De acordo com matéria publicada em O Diário do Norte do Paraná, caminhões da prefeitura de Maringá foram flagrados jogando lixo no aterro sanitário. Desde julho deste ano o aterro está interditado pelo Tribunal de Justiça. A denúncia foi recebida pela Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e isso caracteriza crime de desobediência, previsto no Artigo 330 do Código Penal e pode até resultar na prisão dos responsáveis.
"Não pode jogar nada lá. Não pode ser usado para depositar uma folha sequer. Se o fizerem, o ato fere a decisão da Justiça", explica o Promotor de Defesa do Meio Ambiente, Manoel Ilecir Heckert.
Fonte: O Diário, acesso em 12/09/10.
imagem google
"Não pode jogar nada lá. Não pode ser usado para depositar uma folha sequer. Se o fizerem, o ato fere a decisão da Justiça", explica o Promotor de Defesa do Meio Ambiente, Manoel Ilecir Heckert.
Fonte: O Diário, acesso em 12/09/10.
imagem google
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Produtos feitos de garrafas Pet
Existem muitos produtos feitos de garrafas pet, é so dar uma pesquisada no Google por imagens, que você encontrará várias. Por isso, é muito importante reciclar esses produtos, isso contribui para diminuir a quantidade de lixo que há no planeta. Vamos Reciclar!
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Conversando sobre este blog
Este blog surgiu da necessidade de se ter um canal de comunicação educativa para os alunos da quarta-série de um colégio particular, em Maringá. A criação do blog é de autoria de duas acadêmicas de jornalismo com a turma da quarta-série e foi criado durante as oficinas de Mídia-Educação, como trabalho de conclusão de curso.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Bem-vindo ao Blog do Lixo
Bem-vindo ao Blog do Lixo!
Olá, estamos em manutenção, mas em breve teremos novidades sobre esta nova experiência, buscando soluções para o lixo de nossa cidade.
Até lá, pessoal.
Você vai curtir essa ideia. Apareça!
Olá, estamos em manutenção, mas em breve teremos novidades sobre esta nova experiência, buscando soluções para o lixo de nossa cidade.
Até lá, pessoal.
Você vai curtir essa ideia. Apareça!
Assinar:
Postagens (Atom)