quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Entrevista com a representante da Cooperativa da UEM, Marlene Goddoi.

Equipe – 1

1.   ALUNOS: Qual sua função na cooperativa?
Marlene: Sou representante da  Pró-resíduos.
A Pró-resíduos é um programa que organiza os resíduos e favorece um destino adequado a eles.

2.   ALUNOS: Qual material reciclável vocês mais reutilizam?
Marlene: 70% do que reutilizamos são papéis.

3.   ALUNOS: Quantos catadores vocês têm?
Marlene: Nós temos 5 coletores.

4.   ALUNOS: Sabemos que a cidade de Maringá produz 300 toneladas de lixo por dia. Você sabe em média quanto de lixo a universidade produz por dia? Na sua opinião é muito ou pouco? Se sim, existe um projeto para conscientizar a diminuição de lixo?
Marlene: A Universidade produz 2 toneladas de lixo em média por dia e na minha opinião, essa quantidade é muito grande e para conscientizar as pessoas, fazemos palestras.

5.   ALUNOS: Após o material ser reciclado qual o destino dele?
Marlene: Com o papel fazemos produtos para eventos da própria UEM e as garrafas pets, plásticos e metal e depois entregamos para outras cooperativas.

6.   ALUNOS: Outras cooperativas coletam lixo em certos bairros. Vocês reciclam o lixo somente da Universidade ou de outros lugares também?
Marlene: Reciclamos somente lixo da UEM, mas se alguém trouxer materiais recicláveis para nós, nós reciclamos.

7.   ALUNOS: Ano passado uma ONG foi retirar o lixo do fundo de vale do Mandacaru, que segundo informações, passa pelo fundo da UEM. Qual é a ação que a Universidade tomou para conscientizar as pessoas a não jogar lixo em lugares inapropriados?
Marlene: O pessoal do parque ecológico plantou uma mata ciliar em volta do fundo do vale.

8.   ALUNOS: Quantas toneladas em média vocês reciclam?
Marlene: Das duas toneladas e meia de lixo, somente 70% é reciclado.

9.   ALUNOS: Quais os produtos produzidos com a reciclagem?
Marlene: Com o papel fazemos dois tipos de papel reciclável, com fibra ou sem fibra e com as latinhas fazemos enfeites de natal.  

Respeito com o meio ambiente

Conclui-se, que na cidade de Maringá ainda há muito desrespeito com o verde e o meio ambiente. Muitos dos entulhos e resíduos são depositados a céu aberto em terrenos baldios e Fundos de Vales. Tudo isso ocorre pela desinformação, ignorância e desrespeito da população e de seus governantes.


Postado por : M.B.M

Conclusão sobre o trabaho do lixo tem solução

    Amei este assunto do lixo, aprendi várias coisas que quase nem sabia, torço para que tudo mude e as pessoas se conscientizem para que o mundo não vire uma bola de lixo.

Postado por: M.D.G

Conscientizem e diminuam a produção de lixo

         Lixo tem solução e se as pessoas se conscientizarem e diminuírem a produção de lixo consumido, pode ser que nosso futuro fique melhor.



Postado por : J.S.S

Lixo tem solução?


       Neste  trabalho de Geografia, onde estudamos  sobre o  lixo,  eu aprendi que não podemos jogar lixo em qualquer lugar, como: na rua, nos rios, no chão e pela janela do carro. O  lugar certo do lixo é no lixo e dos resíduos, nas cooperativas de reciclagem. Assim, você estará ajudando o meio ambiente.


Postado por : G.A.S

Lixo tem solução com a sua ajuda

O lixo é um sério problema que envolve e  prejudica a todos  por meio da contaminação do ar e da água. Por isso, estamos fazendo o projeto: Lixo tem Solução? Nosso objetivo é conscientizar as pessoas a diminuírem  a quantidade de lixo produzido.
                                                            


Postado por : M.V.C

Lixo tem solução?

Lixo tem solução? Sim, é só diminuirmos a produção.


Postado por: A. R. N   

Lixo tem solução

Para mim, lixo tem solução! É só as pessoas se conscientizar e aprenderem a política dos quatro Rs. Reutilizar, reciclar, recuperar,e reaproveitar.
Eu aprendi! Só falta você!


Postado por: B. P

Sim, lixo tem solução.




Postado por: M.J.L

Lixo tem solução?

                                                
Apesar  da  reciclagem  de  lixo  estar  sendo  feita  em   diversas  cidades  brasileiras,  muitos  materiais  não  são  utilizados  e  são  jogados  fora. Lixo tem solução?  Sim, tem! É só colaborar!      
                               
                                                                                                                                                                                                                                      

Postado por: A. C. N 

Lixo tem solução?

                                    
Para mim, lixo tem solução, porque se nós reutilizarmos, reciclarmos e reduzirmos  podemos diminuir a quantidade de lixo produzido.

     Foto retirada da cidade de Alto Paraná-PR

Postado por: M.D.P

Nós podemos reciclar!

Para que o lixo não se transforme num pesadelo, devemos nos conscientizar dos perigos que ele nos traz e da nossa responsabilidade em diminuir sua quantidade. O lixo que produzimos é nosso e não do meio Ambiente.


Postado por: V. P

Conclusão sobre o lixo

    Lixo é todo e qualquer resíduo resultante das atividades humanas.


Postado por : G.M.D

Lixo tem solução?

Eu gostei muito de conhecer a realidade,  tirando fotografias dos locais onde o lixo é depositado irregularmente e também onde ele é tratado adequadamente. As entrevistas que realizamos  foi uma experiência  e tanto para mim!  Lixo tem solução sim!                                            


Postado por : M.Z.S

Minha opinião e o que eu aprendi

       
Para mim, lixo tem solução. É só as pessoas se conscientizarem, com os quatro R: reciclar, reutilizar, reaproveitar e recuperar, pois eu me conscientizo. Agora, só falta você.

 

Lixo tem solução?

Este assunto ensina muita coisa interessante. Ensina que não devemos poluir os rios.



Postado por : G.M.S

Lixo nos bairros de Maringá

          Os resíduos sólidos urbanos, vulgarmente denominados por lixo urbano, são resultante da atividade  doméstica e comercial das pessoas. Lixo tem solução!

Postado por: E. M 

Explicações sobre as postagens

O BARATO SAI CARO
Conforme explicamos durante as oficinas, evitem postar assuntos que não estejam relacionados com o tema do lixo, porque cada blog é criado com uma finalidade específica, então vamos respeitar  a ideia do nosso blog. 
Outra coisa, evitem postar informações pessoais e isso vale também para o ms e Orkut. Exemplos: Fui viajar; Estou no centro; Comprei uma bicicleta; Número do celular, endereço de casa ou postar uma imagem segurando um objeto chamativo (câmera digital, bicicleta, carro, portão da casa , etc). Porque o "barato" (divertido) pode sair caro para você ou sua família.
EXPLICAÇÃO POSTAGENS
Infelizmente nem todos os vinte e oito alunos poderão postar seus trabalhos no blog, porque alguns pais não autorizaram os filhos a participarem dessa atividade.
EM RELAÇÃO AO NOME DOS POSTS
Por recomendação dos pais, não será divulgado os nomes dos alunos nos posts, somente as iniciais, como requisito de segurança e preservação de identidade.

C

Lixo no aterro sanitário NÃO PODE

   De acordo com matéria publicada em O Diário do Norte do Paraná, caminhões da prefeitura de Maringá foram flagrados jogando lixo no aterro sanitário. Desde julho deste ano o aterro está interditado pelo Tribunal de Justiça. A denúncia foi recebida pela Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e isso caracteriza crime de desobediência, previsto no Artigo 330 do Código Penal e pode até resultar na prisão dos responsáveis.
 "Não pode jogar nada lá. Não pode ser usado para depositar uma folha sequer. Se o fizerem, o ato fere a decisão da Justiça", explica o Promotor de Defesa do Meio Ambiente, Manoel Ilecir Heckert.
Fonte: O Diário, acesso em 12/09/10.
imagem google